Mitos Desmentidos - A Maça Era o Fruto Proibido



No Jardim do Édem, Eva colhe uma maça, tasca-lhe uma dentada e oferece a fruta a Adão, que também mete os dentes.


É assim, segundo o livro do Gênesis, que o primeiro casal criado por Deus cai em pecado. Mas quem disse que o fruto proibido era uma maça?

Não há uma única referência a essa fruta na Bíblia. A versão original do texto se refere ao "fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal". "É uma menção genérica", diz Jacyntho Brandão, professor de literatura grega da UFMG.

"Na Bíblia, usa-se uma palavra genérica que indica 'pomo', sugerindo uma fruta com forma de maça, mas que também poderia ser uma pera, um figo, ou qualquer outra com esse formato.

O mito da maça, segundo Brandão, foi sendo criado aos poucos, possivelmente por obra dos diversos tradutores da Bíblia. "Ao passar o texto do grego para o latim, eles usaram o termo pomum", que acabaria sendo traduzido como maça nas línguas modernas.

Segundo o especialista em literatura grega, é provável que isso tenha acontecido porque a maça sempre foi uma das frutas mais comuns e apreciadas da Europa, "mas não necessariamente no Oriente Médio, onde foram compilados os textos originais que deram origem ao Antigo Testamento" afirma Brandão.

Fonte: Revista 45 Verdades Inconvenientes - Super Interessante.

Então aí está, mais um Mito Desmentido aqui no Blog do Selback.

Gostou? Não gostou? Não concorda com nada do que eu disse? Deixe seu recado.

Quer entrar em contato conosco, dar a sua sugestão de assunto que gostaria de ver por aqui: blogdoselback@gmail.com.

Espero que tenham gostado, até o próximo post, divirtam-se e até logo.


Adicione aos Favoritos
user twtPhotobucketuser rssuser orangouser orkutPhotobucketPhotobucket

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Sobre o autor: Selback: Professor de ginástica, Nerd Generalista, tem mais livros do que vida para ler todos, já assistiu a mais de 2500 episódios de séries. selback@blogdoselback.com.br - Twitter - Google Plus