Oi!
Livros

Cartas a Um Jovem Atleta

Como sou fã do Bernardinho não poderia deixar de ler o seu livro “Cartas a Um Jovem Atleta” (na verdade já li os 2 livros dele mas num post futuro, escrevo sobre o outro). Não sou comentarista literário (longe beeem longe disso) mas como livros fazem parte das minhas paixões não poderia deixar de comentar.
Bem é um excelente livro MAS, o titulo deveria ser outro, por exemplo: Cartas a Um Jovem Treinador, a Um Agente Esportivo, a Um Empresário, a Pais de Jovens Atletas, qualquer um MENOS a Um Jovem Atleta, pois na verdade o livro não é direcionado aos atletas e sim aqueles que o cercam desde a infância até a plenitude de sua carreira profissional.
Sendo assim rola uma certa frustração quando entendemos que o assunto não é beeeem aquele que esperávamos.
O melhor do livro fica a cargo das experiências pessoais e as pequenas histórias que ele conta sobre a sua vida, sobre vôlei e até sobre outras personalidades do meio esportivo, sendo uma delas a mais citada do livro Michael Jordan.

Mas somando e diminuindo prós e contras e um excelente livro, fácil e rápido de ler, uma linguagem acessível a todos, um livro digno de um grande treinador.

Do livro existem alguns pontos que eu separei e vale a pena citar:

– Esforço e Perseverança: ele escreve muito sobre atletas que não desistiram perante as dificuldades dando como um dos exemplos Lorri Endicott que quando jovem possuía pouca habilidade MAS muito esforçada foi selecionada em um teste aos 14 anos e acabou chegando a Seleção Americana e acabou conquistando a medalha de bronze na Olimpíada de Barcelona em 92.
– Paixão: sobre esse tema é mais fácil citar um trecho do livro:  “sem paixão , ou seja sem dedicação de corpo e alma, não se realiza com sucesso atividade alguma… se você não tiver paixão, não vai conseguir por mais talento que tenha…” (pag. 06).
– Valores: eu sempre falo aos meus amigos (e é ótimo saber que o Bernardinho acha o mesmo) que o esporte é um dos melhores formadores de caráter que existe.
– Vencer e jogar mal OU perder e jogar bem: na minha época de vôlei na ACM meu treinador Gustavo Rattay sempre falava que ganhar ou perder era apenas conseqüência do jogo o que importava era jogar bem (ele tem que ter lido isso do Bernardinho). O resultado do jogo depende de várias circunstancias muitas delas que fogem do controle do que vem a ser o nosso time. O importante (segundo ele) é SEMPRE jogar bem, a vitória é só o reflexo de ter se jogado MELHOR do que o outro time.

– Escolas: ele dedica um capitulo inteiro e até acho que com razão a questão da formação esportiva na escola, o que na verdade não existe, principalmente o ensino publico onde o mais comum é a política do “toma uma bola ai e vai joga”. E convenhamos CASO existisse uma política de apoio e desenvolvimento do esporte na escola a situação esportiva brasileira seria completamente diferente.

– O Papel do Treinador:

Esse é o titulo de um dos capítulos para mim o melhor do livro, pois muitos acham que ser treinador é apenas ensinar jogadas, dirigir treinos, montar estratégias e motivar, mas nesse capitulo ele fala sobre o que é ser treinador além dessas coisas.
Como conteúdo adicional separei uma entrevista dele no programa “Juca Entrevista” aonde ele fala sobre várias coisas inclusive sobre os livros.
Assim que tiver tempo escrevo sobre o outro livro dele “Transformando Suor em Ouro”.
Bem caso tenha ficado na vontade de ler você encontra nas melhores (e nas piores) livrarias.
Divirtam-se, obrigado e até o próximo post.

 

[wp_posts_carousel template=”compact.css” post_types=”post” all_items=”10″ show_only=”id” exclude=”” posts=”” ordering=”asc” categories=”” relation=”and” tags=”” show_title=”true” show_created_date=”true” show_description=”false” allow_shortcodes=”false” show_category=”true” show_tags=”false” show_more_button=”true” show_featured_image=”true” image_source=”thumbnail” image_height=”100″ image_width=”100″ items_to_show_mobiles=”1″ items_to_show_tablets=”2″ items_to_show=”4″ slide_by=”1″ margin=”5″ loop=”true” stop_on_hover=”true” auto_play=”true” auto_play_timeout=”1200″ auto_play_speed=”800″ nav=”true” nav_speed=”800″ dots=”true” dots_speed=”800″ lazy_load=”false” mouse_drag=”true” mouse_wheel=”true” touch_drag=”true” easing=”linear” auto_height=”true” custom_breakpoints=””]