Oi!
ListasNerd

5 Idiomas Fictícios

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Pin It Share 0 0 Flares ×
Existem algumas obras que, dentro da mídia a qual se propõem, são tão ricas em detalhes, mas tão ricas, que possuem até mesmo um idioma próprio. Hoje temos livros, filmes e até mesmo games que possuem o seu próprio idioma.
Em alguns casos o idioma fica restrito ao seu universo, em outros casos ela extrapola e passa a ser estudada e falada por pessoas ditas normais, como eu e você.
Hoje nós vamos conhecer os 5 mais famosos e incríveis idiomas fictícios.

5 – Idioma: Simlish
Universo:The Sims

Simlish é a língua criada para o jogo The Sims. O idioma também é falado nos jogos SimCity 4 e Spore. O idioma foi criado baseada na fonética presente no ucraniano e no idioma falado nas Filipinas.

Pequeno Dicionário de Simlish
Sul Sul – Oi/Tchau
Ah, van tesua! Communs nala? – Olá, como vai você?
Wing Zing Dog – Vou bem, e você?
Chumcha – Pizza
Kik – Beijo
Balinda macoy – Olá, gracinha


Caracteres em Simlish


4 – Idioma: Ofidioglossia
Universo: Harry Potter

No universo HP a língua das cobras é falada apenas por poucas pessoas, sempre associada as Artes das Trevas. Era falada por Salazar Slytherin (fundador da Sonserina) e seus descendentes, incluindo Voldemort, que passou a capacidade a Harry quando ele tentou matá-lo.

3 – Idioma: Klingon
Universo: Star Trek

 

O Klingon é hoje, uma linguagem quase totalmente desenvolvida. Foi ouvida pela primeira vez em Star Trek: The Motion Picture (1979). O primeiro dicionário Klingon foi publicado em 1985. As peças de Shakespeare, Muito Barulho por Nada e Hamlet foram traduzidos para Klingon e eles mesmo sempre falam: “Shakespeare é melhor compreendido se lido Klingon”. Em 2006 obteve o recorde mundial para a linguagem ficcional mais falada.

Pequeno Dicionário de Klingon
Olá. – nuqneH
O quê está acontecendo? – qaStaH nuq?
Eu entendi. – jIyaj
Eu não entendi. – jIyajbe’
Onde é o banheiro? – nuqDaq ‘oH puchpa”e’
Abra a porta! – lojmIt yIpoSmoH!
Estou com fome! -bor qa’nay

2 – Idioma: Na’Vi
Universo: Avatar

Nunca um idioma fictício foi difundido tão rápido quanto em Avatar. Na’vi foi construída para se ajustar ao conceito do diretor James Cameron de como o idioma deveria soar no filme, para poder ser realmente aprendida pelos personagens humanos do filme, e para poder ser pronunciável pelos atores, mas que não se assemelhasse a nenhuma outra língua humana.

Pequeno Dicionário de Na’Vi
t-ìm-aron – acabou de caçar
t-er-aron – está caçando
kam-ei-e – gosta de ver
peú, ‘úpe – que coisa
pesu, tupe – quem
pefya, fyape – como
1 – Idioma:Idiomas de Arda
Universo: Obra de Tolkien

 

O termo “Idiomas de Arda” é usado para descrever as muitas línguas ficcionais inventados por Tolkien para a sua obra relacionada a Terra Média. Isso foi feito para dar profundidade lingüística de nomes e lugares. Os dois mais conhecidos são o Quenya (que é comparável ao latim, pois é uma língua antiga utilizada na contemporaneidade), o Sindarin, a Língua Negra ou Fala Negra, usada por Sauron escrita no Um Anel, O Valarin, o idioma dos Valares. Fora esses há ainda: Adunaico, Westron, Telerin, Doriathrin, Nandorin, Ilkorin, Khuzdul, Entês e Orkish.

 

Pequeno Dicionário de Élfico
Anarion – filho do Sol
Elendil – amigo de elfos
Calmacil – espada de luz
Tári – rainha
Heri – senhora
Vala – poder
Lókë – dragão


Alfabeto rúnico

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Pin It Share 0 0 Flares ×