Oi!
Livros

Os Sofrimentos do Jovem Werther

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Pin It Share 0 0 Flares ×

Consegui completar mais uma leitura dos 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer, “Os Sofrimentos do Jovem Werther” (para esclarecer a edição que eu li foi da L&PM edição comentada).

Antes de ler este livro, eu sabia pouco sobre ele:

– Que era o marco inicial do romantismo;

– Que era uma “troca” de cartas, onde só aparecem as cartas do Werther e nunca do seu interlocutor;

– E que Werther era o “precursor dos emos“.

A primeira conclusão que eu faço é que este não é um livro para pessoas que vivem amores não correspondidos, se você esta nesse grupo de pessoas NÃO LEIA ESTA LIVRO.

 

O livro é muito bom, escrito por Johann Wolfgang von Goethe (um dos maiores escritores alemães) e conta a história de Werther.

 Antes de falar sobre a estória deste jovem escrevo um pouco sobre o livro.
Ele foi escrito em apenas 4 semanas, pouco tempo para tamanho furor que causou na época, e é quase biográfico, sendo que é baseado na própria vida de Goethe.

Era um dos livro favoritos de Napoleão Bonaparte, que o leu 7 vezes e o carregava consigo em sua Biblioteca de Campanha.

 O romance de Goethe, quando publicado na Europa, causou grande impacto entre os jovens, causando uma crescente onda de suicídios e tamanha foi a sua repercussão que alguns governos tentaram impedir a circulação da obra.

Agora sobre a estória. AVISO: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

 Werther é um jovem, que esta numa cidade distante, longe da família e dos amigos por motivos de trabalho, e nessa distancia se comunica via cartas com seu amigo Guilherme. Nesta cidade conhece Carlota, mulher a qual fica perdidamente apaixonado MAS que já é prometida a Alberto, homem com quem vem a ter uma certas amizade.

A primeira parte do livro é calma onde Werther narra ao amigo as coisas que se passam na cidadezinha, seus primeiros encontros com Carlota e o inicio de sua paixão e termina com Werther desistindo de Carlota e indo embora da cidade.

 A segunda parte do livro começa com a chegada de Werther numa outra cidade, o retorno dele para cidade a qual esta Carlota e termina com uma ultima carta.

A ultima parte do livro se chama “O Editor Ao Leitor” e narra os últimos momentos de Werther suas ultimas cartas, acontecimentos e seu suicídio.

Só quero ressaltar que muitos julgam Werther fraco e o culpam pelos ocorridos mas NA MINHA OPINIÃO Carlota que sempre o manteve por perto também tem grande parte da culpa.

Abaixo coloco algumas frases que considero impactantes na obra:

“A vida humana não passa de um sonho.”

“Concentro-me e encontro um mundo em mim mesmo!”

“Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente, a fonte de suas desgraças?”

“Pobre homem insensato, que julgas todas as coisas pequenas, por que és, também, tão pequeno?”

“Adeus! Só vejo um fim a esses tormentos: o túmulo.”

“Não lhe faltam as forças precisamente quando lhe são mais necessárias?”

“Tudo nos falta quando faltamos a nós próprios.”

Como sempre não costumo fazer uma monografia sobre os livros aqui mas este fica recomendado, e bem recomendado, para as pessoas que gostam de uma boa estória de amor.

Quer conhecer outros dos 1001 Livros Para Ler antes de Morrer que eu recomendo? Então leia mais sobre:
O Jogador
Veronika Decide Morrer
O Apanhador no Campo de Centeio

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Pin It Share 0 0 Flares ×