Oi!
FilmesLivros

Veronika Decide Morrer – Livro e Filme

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Pin It Share 0 0 Flares ×

Já a algum tempo eu tinha lido este livro que é mais um da lista dos 1001 Livros Para Ler Antes Morrer, mas estava esperando para assistir o filme e fazer um post só sobre o assunto.

Para quem não conhece esse é um livro do Paulo Coelho, na minha opinião o mais belo de todos os livros dele. Eu lembro que na época que ele foi lançado eu não tinha como comprar o livro e uma outra pessoa (que não gosta de ler) ganhou e pensou “a vou dar esse livro pro Selback, ele adora ler” e naquela época da minha vida, ele fez toda a diferença.

 Não é uma história sobre uma pessoa que decide se suicidar , é muito mais. Muitos acham que quem se suicida é covarde, mas eu acho que tem que ter coragem demais para tirar a própria vida.

LIVRO

SINOPSE: Veronika parece ter tudo o que deseja – freqüenta os melhores lugares, conhece os rapazes mais atraentes, mas não é feliz. Falta algo em sua vida. É por isso que, na manhã do dia 11 de novembro de 1997, Veronika decide morrer.

 ATENÇÃO DAQUI EM DIANTE É A ZONA DE SPOILERS

OPINIÃO: a história da jovem eslovena Veronika, poderia ser a de qualquer um de nós, o livro te cativa do começo ao fim até porque o final é surpreendente. Após a tentativa de suicídio ela é internada num hospital psiquiátrico e lá descobre que não terá mais muitos dias de vida, pois na tentativa de suicídio seu coração tinha ficado gravemente lesionado. No Hosp. Psiq. Ela começa a ver a vida de outro ângulo.

O que acontece na verdade é que a informação não é verdadeira, Veronika esta bem, e a informação falsa, é apenas uma experiência de digamos “valorização da vida”. Lá ela descobre como viver fora dos parâmetros habituais da sociedade.
No final ela foge sem saber que não sofre de problema nenhum, apenas para viver o tempo que lhe resta.

É lindo, o livro é lindo e faz a gente parar e valorizar as pequenas coisas e ver nelas um sentido de viver.

FILME

É um filme difícil de se assistir. Por ser ruim?? Não muito pelo contrário, o filme é excelente, a fotografia é linda, os atores são muito bons, a Veronika é a Sarah Michelle Gellar, que incorpora realmente o personagem mostrando que é muito mais do que apenas a Buffy.

É difícil de assistir porque é um filme assim como direi, um filme meio alternativo, não uma super produção de Hollywood. Tem poucos diálogos apesar de ser um filme longo (quase 2 hrs) e muita, muita trilha sonora.

Pelo baixo orçamento algumas cenas mais difíceis foram cortadas, como as supostas experiências extra corpóreas quando personagens entram em coma.
Uma das poucas mudanças no filme é que aqui ele se passa numa grande cidade americana, enquanto no livro, na Eslovenia. Creio que isso faz as pessoas que identificarem muito com os personagens. Mas o filme é bem literal do que acontece no livro e assim como ele, muito lindo e com tantas adaptações por aí que pioram o que estava escrito nas páginas essa se saiu muito bem.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Pin It Share 0 0 Flares ×