5 Tradições Natalinas. Mais uma vez chegamos no Natal, aqui no hemisfério sul época onde estamos com um calor da por@@, (nos falta o glamour da neve no hemisfério norte), época de se encher de panetone, ou melhor chocotone, montar a árvore, blá, blá blá e todas aquelas coisas que fazemos todos os anos e ainda vamos fazer por muitos. É uma época cheia de tradições e hoje para comemorar essa data tão especial vamos listar algumas delas.
5 – Presentear
Esta tradições vem da própria época do nascimento de Jesus com os Três Reis Magos, que presentearam o recém nascido com mirra (seja lá o que for isso), incenso e ouro. Mas a verdadeira, a real origem da troca de presentes encontra-se em crenças pagãs. Durante a Saturnália, festa que romanos celebravam em honra de Saturno, eles trocavam presentes.
4 – Pendurar as Meias
As “Meias” usadas no Natal é um hábito recente para o povo brasileiro. Sua origem também vem de religiões antigas. As crianças deixavam seus sapatos cheios de cenouras, palha, ou outros alimentos semelhantes para cavalo mítico de Odin, Sleipnir. Quando Sleipnir comia a comida, Odin deixaria doces ou outras guloseimas em seu lugar.
3 – Guirlandas
Em Roma e na Grécia, reis e imperadores, muitas vezes usava grinaldas de louro como coroas e as conectavam ao seu deus sol, Apolo. Mas também foi usado em rituais de boas colheitas. Para o cristianismo, simboliza a tenacidade e vida eterna.
2 – Árvore de Natal
A árvore de Natal moderna é muito diferente de suas raízes. Contudo hoje, nós decoramos com luzes brilhantes e ornamentos, enquanto antigamente era decorada com maçãs e nozes. Mas a tradição começou com os festivais de inverno pré-cristãos. Entretanto a adoração de árvores também era muito comum no druidismo. Árvores verdes decoradas com maçãs e bolachas também foram utilizados na véspera de Natal durante a Idade Média para representar a árvore da qual Adão e Eva pegaram o fruto proibido.
1 – Papai Noel
Primeiramente a maioria das pessoas não sabe que a origem do Papai Noel é o São Nicolau, que dava presentes às crianças carentes. O moderno Papai Noel, ao contrário da crença popular, não foi criado pela Coca-Cola, mas foi no folclore norte-americano desde o final do século 18.