Já a algum tempo eu tinha lido Veronika Decide Morrer que é mais um da lista dos 1001 Livros Para Ler Antes Morrer, mas estava esperando o filme e fazer um post só sobre o assunto.
Para quem não conhece esse é um livro do Paulo Coelho, na minha opinião o mais belo de todos dele. Eu lembro que na época que ele foi lançado eu não tinha como comprar o livro e uma outra pessoa (que não gosta de ler) ganhou e pensou “a vou dar esse livro pro Selback, ele adora ler” e naquela época da minha vida, ele fez toda a diferença.
LIVRO
SINOPSE: Veronika parece ter tudo o que deseja – frequenta os melhores lugares, conhece os rapazes mais atraentes, mas não é feliz. Falta algo em sua vida. É por isso que, na manhã do dia 11 de novembro de 1997, Veronika decide morrer.
ATENÇÃO DAQUI EM DIANTE É A ZONA DE SPOILERS
OPINIÃO: a história da jovem eslovena Veronika, poderia ser a de qualquer um de nós, o livro te cativa do começo ao fim até porque o final é surpreendente. Após a tentativa de suicídio ela é internada num hospital psiquiátrico e lá descobre que não terá mais muitos dias de vida, pois na tentativa de suicídio seu coração tinha ficado gravemente lesionado. No Hosp. Psiq. Ela começa a ver a vida de outro ângulo.
É lindo, o livro é lindo e faz a gente parar e valorizar as pequenas coisas e ver nelas um sentido de viver.
FILME
É um filme difícil de se assistir. Por ser ruim?? Não muito pelo contrário, o filme é excelente, a fotografia é linda, os atores são muito bons, a Veronika é a Sarah Michelle Gellar, que incorpora realmente o personagem mostrando que é muito mais do que apenas a Buffy.
É difícil de assistir porque é um filme assim como direi, um filme meio alternativo, não uma super produção de Hollywood. Tem poucos diálogos apesar de ser um filme longo (quase 2 hrs) e muita, muita trilha sonora.