Carta Sobre a Felicidade. Com o livro Carta Sobre a Felicidade, vamos começar a tratar dos livros da lista dos 101 Livros Que Mudaram a Humanidade. Hoje Cartas Sobre a Felicidade.
Apesar de ser um livro de cunho filosófico, quando você o lê, não passa essa impressão. Parece muito mais um capítulo de uma biografia.
Epicuro foi um filósofo grego do período helenístico. Seu pensamento foi muito difundido e numero
sos centros epicuristas se desenvolveram na Jônia, no Egito e, a partir do século I, em Roma, onde Lucrécio foi seu maior divulgador.
A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos.
Esta é a carta mais famosa de Epicuro. Escrita ao seu discípulo, Meneceu não passa de apenas algumas dicas.
Vale muito a pena ler Cartas Sobre a Felicidade pois é um excelente texto filosófico, curtinho e de fácil assimilação. Abaixo temos a ficha do livro (para aumentar é só clicar na imagem).
Ele é um livro clássico da filosofia antiga e é considerado um dos trabalhos filosóficos mais importantes da época.
As cartas abordam vários temas relacionados à felicidade, incluindo a busca pelo conhecimento, a moderação em todas as coisas, a importância da amizade e da convivência com os outros, e a importância de libertar-se das paixões e das preocupações excessivas. Mas Epicuro argumenta que a verdadeira felicidade pode ser alcançada apenas através da vida virtuosa, e que a razão e a filosofia são ferramentas importantes para atingir esse objetivo.
O livro é uma leitura valiosa para aqueles interessados em filosofia antiga e em busca de uma vida mais equilibrada e satisfatória. As ideias de Epicuro são tão relevantes hoje quanto eram há mais de 2.000 anos, e sua abordagem sensata e prática da vida é uma fonte de inspiração para muitos.