Oi!
Livros

Conheça O Apanhador no Campo de Centeio Mas Não Se Torne Um Serial Killer

Hoje aqui no blog, teremos algo raro. Vamos falar sobre um livro que consta nas duas listas de livros utilizadas como norte das minhas leituras, os 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer e os 101 Livros Que Mudaram a Humanidade. O Apanhador no Campo do Centeio (o livro que pode despertar o serial killer em você né Zé???).

Eu lembro que da primeira vez que li o livro, ele era emprestado de uma amiga e quando eu devolvi para ela, falei que tinha gostado muito, achei super bom e tal e veio a seguinte pergunta: “então me diz uma coisa, o narrador, no começo do livro, ele esta aonde?”. E sempre que alguém me diz que já o leu, eu faço a mesma pergunta. E você sabe aonde começa a história????

 

Antes de falar sobre o livro um pouquinho sobre o autor: Jerome David Salinger (ou apenas J.D. Salinger), nasceu em Nova Iorque em 1919. Começou escrevendo na escola e publicou vários contos no início da década de 1940, antes de servir na II Guerra Mundial. Em 1951, publica seu primeiro romance, The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio). O autor infelizmente morreu neste ano em que estamos, em 2010, aos 91 anos. (isso se você estiver lendo agora em 2010, pois se você estiver lendo isso no futuro, depois de 2010, ai isso aqui já será no passado).




Conheça nossos ebooks

O livro:

É uma história supostamente autobiográfica de Holden Caulfield, um jovem que repete em todas as matérias , deixa o colégio e resolve passar dois dias em Nova York. O cara é super revoltado, com um pouco de instinto auto destrutivo (possivelmente consequencia… spoiler desculpe não da pra dizer).

Eu já ouvi muuuitos comentários diferentes sobre esse livro. Gente que amou, que odiou, que tanto faz. Como tudo na trama acontece muito rapidamente (o livro é pequeno) fica dificil falar alguma coisa sem comprometer a história.

O que eu posso dizer é que é essencial, gostando da história ou não, para quem gosta de boa literatura e de bons livros. Este merece .

O LIVRO LIBERTA O SERIAL KILLER QUE EXISTE EM VOCÊ?

Este incrivel livro, carrega a fama, de ser um péssimo exemplo para a juventude e muito mais do que isso. Teóricos da conspiração acreditam que o romance é um gatilho mental para matadores pré-programados. A missão ficaria “adormecida” na mente do assassino, como uma espécie de vírus de computador mental, até que ele lesse o livro e acionasse a programação.

No dia 8 de dezembro de 1980, Mark David Chapman assassinou a tiros o ídolo John Lennon. Quando foi encontrado pela polícia, Chapman tinha o que junto com ele???? John Hinckley Jr., o homem que tentou matar Ronald Reagan em abril de 1981, diz ter sido inspirado pelo livro de Salinger para matar o presidente.

Já o li por duas vezes, e até hoje eu to na boa. Abaixo temos a ficha do livro segundo os 101 Livros Que Mudaram a Humanidade (se clicar na imagem ela aumenta o tamanho).