Fugir – O Relato de Um Refém. Fugir foi a primeira HQ do Delisle que eu conheci e depois me apaixonei pela obra deste autor. Também é a primeira HQ de Guy onde ele não é o protagonista.
Autores: Guy Delisle
Editora: Zarabatana
Páginas: 432
Ano: 2018
Publicada originalmente em: Hostage (2017)
Ela conta a história real de Christophe André que em sua primeira missão, numa ONG médica no Cáucaso, foi sequestrado e ficou 111 dias em cativeiro. O autor e o biografado se conheceram em um almoço dos Médicos Sem Fronteiras.
Durante a conversa Delisle achou que seria incrível contar essa história em quadrinhos, o que Christophe prontamente topou. Mas a HQ demorou 15 anos para ficar pronta e é uma grande história.
A HQ tem algo mágico em suas cores, ela tem apenas três, cinza, azul e os contornos em preto (e as variantes dos tons de cada uma). Esse é o tipo de HQ que você precisa para para ler com tempo, pois você não vai querer parar. E parando para pensar ela é uma HQ que não tem muita variação do que acontece.
A maioria da obra é sobre as reflexões do Christophe, preso em um quarto, algemado. Claro que a HQ não é só isso, acontecem outras coisas (sem spoilers) mas grande parte é sobre as reflexões e expectativas dele quanto ao sequestro, o que vai acontecer amanha.
Mas ai a gente pensa como uma HQ que passa quase toda com uma pessoa deitada em um colchão, algemado, pode ser interessante? Mas é, incrivelmente ela é. Um dos pontos mais interessantes de se observar na HQ são as mudanças de pensamento dele: Pensar em fugir, em quando vão me socorrer, será que desistiram de mim. Tudo isso cria uma história incrível.