Oi!
LivrosNerd

Já leu O Hobbit?

O Hobbit é o primeiro livro publicado pelo nosso querido J.R.R. Tolkien, e conta as histórias de uma aventura vivida na juventude por Bilbo Bolseiro (tio do Frodo). Gandalf visita Bilbo e o apresenta a treze anões, que planejam retomar a Montanha Solitária, a qual pertenceu a seus antepassados mas foi tomada por um dragão. Para isso, porém, eles precisam da ajuda de um “ladrão”, alguém que seja pequenino, furtivo e silencioso, e é aí que o Bilbo se encaixa.




Conheça nossos ebooks

Bilbo Bolseiro

É o personagem principal, absolutamente adorável (como são os hobbits em geral). Amante do conforto, da comida e da música, a princípio ele reluta em deixar seu adorado Condado em nome da aventura, mas aos poucos vai mostrando como os hobbits são inteligentes e leais. Ele tira os anões de várias enrascadas, e ainda arruma um tempinho livre para roubar de Smeagol o Um Anel.

Os anões

Em geral, são grandes artíficies, apaixonados por ouro. Cultivam longas barbas (acho muito legal o cumprimento deles: “Que sua barba nunca deixe de crescer” ou, “Que sua barba nunca fique rala“). Nesta história, são treze, chefiados por Thorin Escudo de Carvalho. É muito divertido o jeito meio ranzinza e barulhento deles (além dos nomes escalafobéticos, como Plóim e Óim).

Gandalf, O Cinzento

Dispensa apresentações, né? Em O Hobbit ele é meio misterioso. Sempre fumando seu cachimbo suspeito, ele desaparece várias vezes, e surge de novo em momentos estratégicos. Além disso, ninguém faz networking como ele (se na Terra Média tivesse Twitter, Gandalf ia ter mais seguidores que o Ashton Kutcher).

Este livro é bastante diferente de O Senhor dos Anéis, até porque inicialmente era uma história para crianças, mas também é uma obra maravilhosa. A linguagem é simples, direta e descontraída, o que faz a leitura fluir com facilidade. As aventuras alternam entre momentos engraçados e outros bem tensos. Além disso, os personagens são muito carismáticos, não tem como não se apegar a eles.

Para quem já leu ou viu os filmes de O Senhor dos Anéis, é uma ótima oportunidade de revisitar a Terra Média e rever personagens queridos como Gandalf. Já para quem quer ler Tolkien mas ainda não se anima a encarar 1.200 páginas, O Hobbit é uma ótima “iniciação”, que te deixa querendo saber mais sobre aquele mundo mágico.