Não era você que eu esperava. A concepção e nascimento de uma criança é um dos momentos mais esperado na vida dos pais que sonham com isso.
Editora: Nemo
Páginas: 256
Ano: 2017
Publicada originalmente em: Ce N’est Pas Toi Que J’attendais (2014)
Mas o que acontece na vida desses pais quando a criança nasce com alguma deficiência? Fabien Toulmé virou cartunista para poder contar ao mundo a história da sua família, quando sua segunda filha nasceu com síndrome de Down.
As dores, os medos e os aprendizados que aconteceram em sua vida após esse nascimento. Ele nos conta uma historia cheia de amor, mas também narra uma realidade cheia de de tristeza e pensamentos que às vezes são duros e desconfortáveis (“Será que um dia eu a amarei como minha filha? Serei capaz de vê-la além de uma síndrome de Down?”).
Não era você que eu esperava
Uma história para todos e que precisa ser lida para acabar com diversos preconceitos. Uma história que nas primeiras páginas já desperta a nossa empatia e acabamos nos sentindo parte daquela família. Além de uma obra autobiográfica é também uma grande fonte de ensinamentos.
O desenho é muito simples, pouco rebuscado, delicado, expressivo, com poucas cores, mas cheios de significados. Toulmé retrata os altos e baixos de sua experiência, desde a confusão e a negação iniciais até o amor incondicional que desenvolve por sua filha ao longo do tempo.
Por meio de uma narrativa franca e tocante, o autor explora temas como superação, aceitação e os desafios enfrentados por pais e familiares de crianças com deficiências. Com seu estilo artístico cativante, Toulmé consegue transmitir de forma poderosa a gama de emoções vivenciadas durante essa jornada transformadora.
A riqueza de detalhes não é o forte nessa obra, o que você vai ver nas páginas é o mínimo necessário para o entendimento da história.
Mas isso não prejudicade forma alguma a obra nem o seu entendimento. Uma curiosidade, essa história se passa no Brasil e fica o questionamento se o sistema de saúde por aqui poderia ter feito mais para a detecção da síndrome precocemente.
Não era você que eu esperava – https://amzn.to/3kdpB86