Oi!
LivrosTurismo Nerd

O Incrível Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura com certeza entrou para a lista dos lugares mais incríveis relacionado a literatura que eu já fui. Ele fica no RJ e antes de eu ir até lá eu perguntei a diversas pessoas e a maioria das respostas foi “eu nunca fui lá”. Na verdade quando você entra lá você entende o porque, você não pode tocar nos livros, apenas pessoas autorizadas, isso tira um pouco do encanto, mas não diminui de forma alguma o impacto de quando você entra lá.

A instituição foi fundada em 1837  para promover a cultura entre a comunidade portuguesa, mas o prédio só foi erguido entre 1880 e 1887 . A pedra fundamental foi lançada por Dom Pedro II e foi inaugurada pela Princesa Isabel. O RGPL abriga o maior acervo de obras portuguesas fora de Portugal.

Se você é um fã de livros, literatura e bibliotecas, só de entrar o local você já se sente em um ambiente mágico. Fiquei pensando em todas as pessoas  que sentaram naquelas cadeiras para pesquisar, ler e aprender, cientistas filósofos, historiadores. É emocionante ler uma placa que nos conta que as primeiras cinco sessões da Academia Brasileira de Letras foram realizadas naquele salão.

Segundo a americana revista TIME o RGLP esta entre as 20 mais lindas bibliotecas do mundo.