Então atendendo pedidos, e como fazia algum tempo que não tínhamos essa coluna por aqui, hoje voltamos com a nossa velha saga dos 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer e o livro O Jogador.
Pode parecer clichê, que o primeiro livro de Dostoiévski que eu li, é aquele tido como um dos menores de sua obra, mas não foi por esse motivo que ele foi meu primeiro “Dosto“. Simplesmente era o que tínhamos em casa, então se eu iria começar, então que pelo menos fosse um que eu já tivesse.
Antes de falar sobre o Jogador
Algumas breves linhas sobre Dostoiévski: Ele foi um escritor russo, considerado um dos maiores romancistas da literatura e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos.Passou 5 anos no exército e depois mais 5 anos de árduo trabalho na Sibéria. Após sair de lá deu inicio a sua carreira literária.
Bem o livro conta a história
Aleksei Ivánovitch, um jovem com grande caráter, mas que carece de objectivos na vida. Ele vive uma relação de amor e ódio com Polina, que o denomina seu escravo, que por sua influencia acaba jogando-o no mundo do jogo, a qual nunca mais conseguiu sair.
A narrativa da decadência de Aleksei, é tão vibrante que faz com que o leitor, sinta os conflitos internos do jovem, e o final então nossa, para não lançar nenhum spoiler, então digo apenas o básico, o livro termina com Aleksei numa encruzilhada moral. Que alias é um final sensacional para o livro.
Só uma ultima curiosidade, “Dosto” escreveu Crime e Castigo (sua mais famosa obra) com uma pressa louca, pois ele precisava do dinheiro para que???? Pagar suas dividas de jogo. E em simultâneo ao Crime e Castigo escreveu também esta obra que falamos hoje O Jogador.
Quer conhecer outros dos 1001 Livros Para Ler antes de Morrer que eu recomendo? Então leia mais sobre:
Os Sofrimentos do Jovem Werter
Veronika Decide Morrer
O Apanhador no Campo de Centeio