Mais um livro terminado da lista dos 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer, O Poço e o Pêndulo de Edgar Allan Poe.
Para quem não conhece nem a obra nem o autor eu explico brevemente sobre ambos:
Sobre Edgar Allan Poe: Foi o precursor da literatura de horror moderna. Com apenas 2 anos de idade, vive uma tragédia familiar: o falecimento da mãe com tuberculose e o abandono do pai, que desaparece sem deixar vestígios.
Após os estudos Edgar começa a escrever poemas inspirado pela mãe de um amigo com a qual vive uma relação ardente e controversa, que culmina numa nova tragédia (baita azarado).
No ano de 1824, Jane enlouquece e se suicida, abalando de modo intenso o adolescente Poe. Inconformado, ele passa a rondar à noite o túmulo de Jane, solitário e em silêncio. Com os pais mortos, seu primeiro amor estava morto, a Sra. Allan (mãe adotiva) definhava com graves problemas de saúde, seja como for; ele se tornou sombrio em seus textos (ou seja BAITA AZARADO MESMO).
Edgar Allan Poe, completa em 1844, o seu famoso poema “The Crow” (O Corvo), no qual vinha trabalhando desde 1842 (2 ANOS PRA FAZER AQUILO?????). Ele foi encontrado, em outubro de 1849, num profundo estado de embriaguez. Levado a um hospital, vem a falecer três dias depois.
Sobre o Livro:
Não é bem um conto de horror mas sim de suspense, mas mesmo assim não deixa nada a desejar aos mais terríveis contos de Poe. O conto se passa numa atmosfera de terror, aonde em um quarto escuro uma vitima imobilizada vive o terror perante a descida rasante de um pêndulo sobre seu peito.
O conto é narrado pelo homem imobilizado, sendo todo sobre os pensamentos que ele tem durante aqueles momentos.
Mesmo que eu quisesse não tem como explicar muito, tem que ler, mas tem que ler mesmo porque vale muito a pena.
O Poço e o Pêndulo em outras mídias:
Filmes:
Existe também um filme de 1961 que é baseado no conto, mas com certeza posso dizer que é muito melhor que o conto. Também encontrei uma versão de 1991 mas não vou mentir e esta não me interessou muito.
Séries:
Bem eu não poderia deixar de citar A minha série favorita Gilmore Girls que tem um episódio aonde em Stars Hollow tem um enconttro da Sociedade Poe e é engraçadíssimo e tem varas pessoas vestidas de Edgar Allan Poe, é o máximo.
Espero que curtam a dica, divirtam-se, muito obrigado e até a próxima.