Oi!
Comics

Tintim no País dos Sovietes

Tintim no País dos Sovietes. De tudo que eu li do TinTim/Hergé, até hoje a minha obra favorita é o País dos Sovietes.

Autores: Hergé
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 144 Ano: 2008
Publicada originalmente em: Les Aventures de Tintin n° 1/1930

Como essa é a primeira aventura do personagem, aqui conseguimos ver o personagem no seu “estado bruto”. Quando comparamos o traço do autor com o decorrer da sua obra podemos ver como em “Sovietes” o traço era bem mais simples.

Essa também é uma das únicas obras do Hergé que não passou por nenhuma revisão e alteração com o passar dos anos (o que foi comum na obra do autor com o passar dos anos). Nessa aventura o reporter Tintim e Milu (seu fiel amigo/cachorro) viajam até a União Sociética (na época) com o objetivo de desmascarar o regime soviético. Tintim e Milu são atacados constantemente pelos bolcheviques.

Mas obras do Hergé trazem uma coisa magica que ele nunca tinha ido nos lugares onde acontecem as suas histórias. Então quando ele fala da Russia/União Soviética (ou de qualquer outro lugar onde Tintim se aventurou) ele esta criando essas histórias com base em relatos e fotos de outras pessoas, das revistas que ele lia na época, principalmente da National Geographic.

Contudo ele não acertou sempre, na verdade cometeu diversos erros usando essa técnica. “Sovietes” para mim é uma aventura simplória do Tintim, o personagem ainda tinha uma visão bem inocente em comparação com as outras obras, como por exemplo as armadilhas que ele escapa também tem uma simplicidade muito grande, não é nada complexo e grandioso, tem uma inocencia.

Ele tem algumas cenas bem inusitadas que acabam tirando o personagem do lugar comum do jornalista investigativo e levam ele para um lugar que não chega a ser fantasioso. Mas que também não é bem o mundo real. Muitos sites especialistas indicam não começar a ler Tintim cronologicamente, justamente por essa obra ainda ter um Hergé começando a criar a personalidade e a mitologia do personagem.

As obras