Toda Mafalda. Quando a Mafalda foi concebida ela era uma personagem infantil (1962), para uma campanha publicitária do Jornal Clarín, mas que desistiu da ideia antes da publicação.
Editora: Martins Fontes
Páginas: 444 Ano: 2010
Depois disso ficou algum tempo engavetada. Mas em 29 de setembro de 1964 ela ganhava o mundo e era publicada a sua primeira tirinha no semanário “Primera Plana”, da Argentina e dai ganhou o mundo e se tornou extremamente popular na Europa.
A Mafalda é uma garota de 6 anos, inteligente, curiosa e questionadora, que se tornou um símbolo da crítica social e política. Criada por Quino na década de 1960, Mafalda rapidamente conquistou o coração dos leitores ao redor do mundo com suas reflexões perspicazes sobre questões como injustiça, desigualdade, guerra e meio ambiente.
TODA MAFALDA
Através das tirinhas de Mafalda, Quino apresenta uma crítica mordaz e ao mesmo tempo bem-humorada da sociedade contemporânea. Ele utiliza diálogos inteligentes e situações cotidianas para abordar temas complexos.
Esta HQ é uma obra-prima que preserva o legado duradouro dessa personagem icônica e oferece aos leitores a oportunidade de apreciar sua visão única do mundo. Entretanto é por meio de um pensamento infantil, questiona toda a realidade social, cultural, política e econômica.
Claro que é um retrato de uma época não tão globalizada onde nem celular tínhamos. Mas ainda assim é atemporal, pois os temas sociais que ela questionada na época, são em alguns casos os mesmos que são relevantes hoje. Esse volume é a obra completa da primeira até a útima tira.
Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino consegue fazer algo que apenas o gênios conseguem. Criar uma história atemporal e numa era pré globalização consegue ter uma narrativa que é comum a diversos paises e culturas do mundo.
Toda Mafalda – https://amzn.to/3vB4NOr
Leia outros posts do no arquivo de QUADRINHOS